MURO LITERÁRIO DO ALBERICO



Assista ao vídeo

A minha viagem pelo universo literário começou em 1971 quando li a Odisséia de Homero e, logo em seguida, li Prometeu Acorrentado de Ésquilo. Desde então, nunca mais parei de ler grandes autores e grandes obras da literatura universal.

De 1995 a 1998, durante a construção do meu espaço, (que agora é um bem cultural da cidade), ocorreu-me a idéia de construir um muro literário para nele homenagear as "mentes raras" da literatura. Assim o fiz.

Com o objetivo de redigir um resumo bibliográfico, incentivar a leitura e fazer uma homenagem ao escritor, criei o Muro Literário do Alberico com fotos de uso público. Diante disso, embora não tenha sido possível citar os nomes, agradeço a cada pessoa que produziu a foto do escritor e a colocou à disposição para uma causa nobre.

Esse projeto me tomou seis longos anos de trabalho na seleção de escritores, obras e fotos representativas.

A seleção dos autores foi baseada na visão, critério e gosto pessoal do autor do projeto; esses itens estão, portanto, sujeitos à influência do entusiasmo e das deficiências de conhecimentos. Assim sendo, calo-me diante das críticas que porventura venham surgir em relação a essa iniciativa e a escolha desse ou daquele escritor. Nesse caso, a minha explicação será: A seleção feita não é definitiva. Ela poderá ser alterada e/ou ampliada conforme os votos dos visitantes. Portanto, se você não encontrar no painel a foto do seu escritor preferido, vote, e eu estudarei a possibilidade de inseri-lo no mural.

Partindo de Homero, segui a ordem cronológica até chegar aos meus contemporâneos. Omiti nomes de escritores importantes com o propósito de criar polêmica e incentivar a participação das pessoas nesse projeto literário.

Alberico Rodrigues

_____________
O MURO LITERÁRIO DO ALBERICO foi aberto à visitação pública no dia 25 de março de 2004.
Local: Praça Benedito Calixto, 159 – Pinheiros, cidade de São Paulo.

(Venha visitar o Espaço Cultural Alberico Rodrigues, ver o Muro Literário e aproveite para saber mais sobre o ideal cultural desse professor).

(Entrada franca)

_____________________________________________________________________

Espaço Cultural Alberico Rodrigues
www.albericorodrigues.com.br 
espacoalberico@albericorodrigues.com.br
(Obs.: para garantir o recebimento, ao enviar um e-mail, na linha assunto, escreva o código: ecar1)
Praça Benedito Calixto, 159 - Pinheiros
Cep: 05406-040 – Cidade de São Paulo
Tels.:  3064 3920  e  3064 9737
Aberto
- das 2ªs às 6ªs Feiras: das 14 às 22 h
(feriados: a dependerem de confirmação)
- aos sábados: das 09 às 22 h